sábado, dezembro 28, 2013

Acordos na Guarda? #25 - Os balões de Amaro

Um dos defeitos dos balões, mesmo dos mais coloridos e mais engraçaditos, é o facto de a determinado momento, normalmente não muito depois do momento em que são enchidos, terminarem sonoramente a sua existência. Parece ser esse também o destino dos grandes feitos do novo Presidente da Câmara Municipal da Guarda. Mostra grandes balões e eles comportam-se como tal, acabando num grande e sonoro rebentamento na hasta pública! A acreditar nas palavras que hoje li num dos jornais da Guarda, e tenho alguma vontade em duvidar, toda a festarola em torno da sede da delegação de Turismo da Serra da Estrela que Amaro fez e que muitos aplaudiram e bradaram como face da mudança não passou de foguetório e regabofe!
Espero que haja um desmentido ou uma nova notícia sobre este assunto, pois se não houver... é mais um tiro no pé na já épica "mudança na Guarda"!


"O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira (PS), garantiu ao Jornal do Fundão (JF) que a «principal» delegação de Turismo da Serra da Estrela «vai ficar na Covilhã e não na Guarda»Em declarações àquele semanário, o autarca adiantou que reuniu com o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro (ERTC), Pedro Machado, na sequência de «uma carta de protesto» exigindo o «protagonismo» que a Covilhã e a Serra da Estrela «devem ter neste domínio». «[O presidente da ERTC] desfez o equívoco dizendo que na Guarda não há nenhuma delegação mas sim um “welcome center” e referiu-me que a Covilhã é um destino turístico por excelência e a principal porta de entrada para a Serra da Estrela», salientou Vítor Pereira. E acrescenta: [nessa perspectiva «assegurou que vamos ter um “welcome center” como a Guarda mas dando à Covilhã estatuto de principal posto de turismo da região.»
O autarca disse ainda ao JF que é intenção do município da Covilhã instalar o posto de turismo «numa zona mais central», de preferência na Praça do Pelourinho, abdicando do espaço existente junto ao Jardim Público.
Recorde-se que foi no dia da tomada de posse do novo executivo municipal da Guarda que o sucessor de Joaquim Valente (PS) na presidência da autarquia, o social-democrata Álvaro Amaro, anunciou a criação de uma delegação na cidade da Entidade Regional de Turismo do Centro (ERTC), chegando a congratular-se por ter sido a «primeira conquista» como presidente da Câmara da capital do distrito. O protocolo para a instalação de uma delegação da ERTC e de um posto de turismo da Serra da Estrela viria a ser assinado entre a autarquia e aquela Entidade no dia da cidade da Guarda, a 27 de Novembro último. O autarca anunciou nessa altura que a sede da Entidade de Turismo do Centro e o posto de turismo ficarão instalados no edifício do Solar dos Póvoas, na Praça Velha, para que os novos serviços possam «dar vida« ao centro da cidade.
O responsável da ERTC referiu que a assinatura do acordo é «um acto de justiça» por a Guarda ser a única capital de distrito que não possuía «uma estrutura representativa» de um sector importante para a região, como é o turismo. «É um acto de justiça fazermos hoje aquilo que estamos aqui a fazer. Posicionarmos a Guarda ‘inter pares'», assumiu."
(Fonte: Págana do Facebook do jornal Terras da Beira)

Sem comentários: