quarta-feira, janeiro 29, 2014

Sim, pela poesia tudo... mas pela da vida!

Leia a notícia: 


Uma discussão entre dois russos sobre os méritos da poesia e da prosa acabou com um deles, um antigo professor, a matar o amigo à facada, disseram hoje investigadores.
Os dois amigos estavam a beber na cidade de Irbit, nos montes Urais, quando começaram a discutir literatura, «sobre qual dos géneros literários, poesia ou prosa, é mais significativo», de acordo com uma declaração dos investigadores da região de Sverdlovsk.
«O anfitrião insistiu que a verdadeira literatura era a prosa, enquanto o convidado, um antigo professor, defendeu a poesia», acrescentaram.
«A discussão literária tornou-se rapidamente num conflito e o amante de poesia, de 53 anos, matou o oponente à facada», disseram os investigadores. O antigo professor, que se escondeu em casa de um amigo, foi detido mais tarde.
Em setembro passado, uma discussão entre dois amigos, na cidade de Rostov-on-Don, sobre qual dos dois gostava mais do filósofo alemão Immanuel Kant, acabou com um deles a alvejar o outro na cabeça. A vítima sobreviveu. 

(Fonte: TSF)


A notícia pode ser reduzida a esta frase "a poesia mata". E mata mesmo, metaforicamente exercitando, mas neste exemplo vemos que isso mudou. Claro que não foi a poesia, mas é mais poético que assim se diga.
Claro que é destes abusos humanos, condensados num tamanho "absurdo", que a vida se faz e tantas e tantas vezes se desfaz. 
A pergunta, no entanto, impõe-se: precisamos de hostilizar tudo e extremar a mesma parte até a corda partir? 
Este é um dos meus pensamentos contínuos e, para meu bem, sou incapaz de partir uma corda que não se quer partir. E agradeço por isso todos os dias! Gosto das pessoas e adoro os meus amigos, talvez só eu os adore, e não haja o reverso, mas não me chateio por isso.
Estes dias vão ser terríveis... Padeço do mal de pensar demasiado!

Sem comentários: